Tipos de Estoques

O gerenciamento de estoque é um ramo da administração de empresas que está relacionado com o planejamento e o controle de estoques de materiais ou produtos que serão utilizados na produção ou na comercialização de bens ou serviços.

Estoque de Produção / Processo

São estoques criados durante a linha de produção ou de processamento do produto, entre o tempo de produção e o transporte efetivo deste produto até o seu destino final.

Estoque de Organização

São utilizados para manter o processo de produção ou suprimento funcionando continuamente se interrupções.

Estoque Regular / Cíclico

São necessários para satisfazer a demanda média durante o tempo entre os reabastecimentos sucessivos, que dependem de:

  • Tamanho dos lotes de produção;
  • Das quantidades econômicas de embarque;
  • Das limitações do espaço de estocagem;
  • Dos temos de reabastecimento e ou estoque (TR);
  • Do custo da manutenção do estoque.

Estoque de Ciclo

São estoques criados em virtude do ciclo econômico da produção, sendo seus objetivos:

  • Redução do custo unitário;
  • Redução do setup dos equipamentos (Liga / Desliga);

Estoque de Segurança (ES)

São as unidades a mais, mantidas fisicamente disponíveis em um ponto de estocagem, para prever o caso em que a demanda excede as expectativas ou ainda que parte do lote tenha sido reprovado no controle de qualidade.

Estoque Sazonal ou de Antecipação

São os estoque criados para fornecer condições de suprimento quando a capacidade de produção e a demanda estão desequilibradas. Quando estes períodos são previstos, os estoques podem ser incrementados (antecipados) para garantir o suprimento.

Estoque em Trânsito

São os estoques que estão em trânsito entre o ponto de estocagem ou de produção. Quanto maior a distância e menor a velocidade de deslocamento, maior será a quantidade de estoque em trânsito.

Estoque Virtual (EV)

São os itens que já foram pedidos (adicionado o ponto de pedido) ao setor de compras e este já o efetivou, mas ainda não chegou ao ponto de armazenagem ou ainda estão em processo de liberação pelo controle de qualidade.

Estoque Obsoleto (Morto)

São partes do estoque que deterioram ou tem sua validade vencida, ou ainda foram danificadas ou reprovadas na linha de produção.

Rodolfo Luiz Alvarenga –  @redator no INPG BLOG e do Blog Universo da Logística

12 thoughts on “Tipos de Estoques
  1. Pessoal, Sou de Líder de Estoque de uma empresa de Produtos Infantis e achei muito interessante em aprender em poucas palavras os tipos de Estoque e seus principais problemas que podem causar quando não seguido corretamente! Valeu!!!

  2. Pessoal, O que vocês acham da idéia do governo daqui uns três meses bloquear os inventários e ajuste de saldo? Sabemos que é meio dificil ter um estoque 100%, pois dentre tudo isso temos a falha humana! O meu Diretor da empresa falou que eles querem controlar o estoque virtualmente, ou seja, se entrou 10 itens no estoque (DANFE) e no fisico ter 7 itens terá que justificar como perda! Na verdade o que eu gostaria de dizer que todo o conhecimento sobre tipos de estoque vai ser muito apto quando isso tiver prestes a acontecer! Isso não é um bicho de sete cabeças mas temos que nos precaver pois o governo tolera apenas 5% de imprecisão! É isso aí vamos usar todas as cartas!! valeu!!!

  3. Pessoal, O que vocês acham da idéia do governo daqui uns três meses bloquear os inventários e ajuste de saldo? Sabemos que é meio dificil ter um estoque 100%, pois dentre tudo isso temos a falha humana! O meu Diretor da empresa falou que eles querem controlar o estoque virtualmente, ou seja, se entrou 10 itens no estoque (DANFE) e no fisico ter 7 itens terá que justificar como perda! Na verdade o que eu gostaria de dizer que todo o conhecimento sobre tipos de estoque vai ser muito apto quando isso tiver prestes a acontecer! Isso não é um bicho de sete cabeças mas temos que nos precaver pois o governo tolera apenas 5% de imprecisão! É isso aí vamos usar todas as cartas!! valeu!!!

  4. Esse conteudo teve muita valia…. Mais gostaria de saber se alguem sabe sobre o estoque ESPECULATIVO E JUST IN TIME???

    • bom dia Juliana, pra tentar te explicar de uma forma bem simples estoque especulativo objetiva aguardar o momento ideal de obtenção de ganhos ou de estabilização das conjunturas. Por exemplo, em casos em que se prevê que o preço da matéria prima irá aumentar, então adquire-se maior quantidade desta, para evitar pagar preços maiores;ou então, quando o preço de um produto está baixo no mercado, o produto é armazenado para ser comercializado em uma época com preços melhores. o just in time é o “sonho” de todo administrador de estoques ter o material certo, na quantidade certa e na hora certa pra atender a um pedido ou demanda, a honda motos utiliza just in time na fabrica dela em manaus é realmente uma maravilha por vc praticamente anula os estoques (custos). espero ter ajudado.

  5. OLA GALERA EU SOU ESTUDANTE DE LOGÍSTICA, TRABALHO EM UMA METALÚRGICA SOU LÍDER DE LOGÍSTICA NA AREÁ DO TRANSPORTE INTERNO.
    GALERA É MUITO IMPORTANTE MANTER OS ESTOQUES ORGANIZADOS,COM ISSO VAMOS MANTER O FLUXO CERTO, LEMBRE-SE ESTOQUE ALTO NÃO É BOM…
    ESTA PAGINA ME AJUDOU BASTANTE MUITO OBRIGADO…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>